EDITAL PPGCAN 004/2017 – SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL, TURMA 2018

1. A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCAN) – Área de Concentração em Produção Animal, com as seguintes linhas: Ecologia Aquática e Aquicultura; Nutrição Animal, Forragicultura e Gestão de Sistemas Pecuários; Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal; e Sanidade Animal, de responsabilidade da Universidade Federal do Pará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Amazônia Oriental e Universidade Federal Rural da Amazônia comunica que as inscrições ao Processo de Seleção de Candidatos para a Turma 2018 estarão abertas no período de 09 A 19/02/2018, no total de 21 vagas distribuídas entre os orientadores do Curso.

 

1.1   Os candidatos serão selecionados de acordo com a disponibilidade de vaga de cada Professor/Orientador constante no ANEXO I, estando, portanto o candidato concorrendo à vaga ofertada pelo pretendido orientador.

1.2   Caso o candidato selecionado desista da vaga, a mesma poderá ser preenchida por outro candidato aprovado no processo seletivo, desde que ele tenha concorrido pela mesma vaga, respeitando-se a ordem de classificação final do Edital.

Em caso da necessidade de abertura de novas vagas para o mesmo docente, em 2018, o Programa de Pós-graduação poderá aproveitar esse processo seletivo, para preenchimento das vagas, desde que o candidato tenha sido aprovado nesse processo e concorrido pela vaga, respeitando-se a ordem de classificação final do Edital.

2. Inscrição dos candidatos para Seleção 2018:

Poderão participar da seleção do Curso de Mestrado em Ciência Animal os graduandos e graduados em Medicina Veterinária, Biologia, Zootecnia, Agronomia, Aquicultura, Engenharia de Pesca e áreas afins. As inscrições para este processo seletivo ocorrerão primeiramente “on line” via SIGAA, no endereço www.posgraduacao.ufpa.br/cienciaanimal, e posteriormente na Secretaria acadêmica do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA (Rodovia BR 316, Km 61 - acesso pela entrada do IFPA, Campus Castanhal), para fins de confirmação da inscrição. No ato da inscrição via SIGAA, os candidatos deverão anexar:

2.1. Cópia do diploma de graduação expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido pelo MEC ou documento que comprove estar o candidato em condições de concluir a graduação antes do período de matricula na pós-graduação, a qual ficará condicionada à comprovação de conclusão da graduação;

2.2. Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

2.3. Cópia do comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais;

2.4. Cópia do comprovante de estar em dia com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

2.5. Cópia do histórico escolar da graduação;

2.6. Cópia do Curriculum Vitae no modelo LATTES – CNPq;

2.7. Indicação da linha de pesquisa e área de desenvolvimento de pesquisa para qual o candidato concorrerá (Anexo I);

2.8. Indicação do provável orientador dentro de uma mesma área de desenvolvimento de pesquisa, conforme anexo I. Caso mais de um candidato tenha interesse de trabalhar com o mesmo orientador, serão selecionados os candidatos conforme a ordem de classificação final para aquela vaga;

2.9. Indicação de segunda e terceira opções de provável orientador (caso disponível) dentro da uma mesma área de desenvolvimento de pesquisa. Caso o candidato não seja classificado para a primeira opção de orientador, pode ser indicado para a segunda ou terceira opções, desde que ainda haja vaga disponível, tendo prioridade os que tiveram como primeira opção o docente e na sequência os que optaram como segunda opção e tiveram melhor classificação;

2.10. Será acatada a inscrição de alunos concluintes da graduação, os quais deverão apresentar o diploma de graduado ou declaração equivalente no ato da matrícula no Curso, que ocorrerá entre os dias 01 a 07/03/2018;

2.11. Após a inscrição via SIGAA o candidato deverá, ainda durante o período de inscrições, protocolar na Secretaria Acadêmica do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA (Rodovia BR 316, Km 61 - acesso pela entrada do IFPA, Campus Castanhal) duas cópias do Curriculum Vitae no modelo LATTES - CNPq, devidamente comprovado, através da apresentação dos anexos (encadernado, numerado e em ordem cronológica de acordo com o ANEXO III), de segunda a sexta-feira (excetuando-se feriados), no horário de 08h:15 às 12h:00. A autenticação das cópias deverá ser feita em cartório ou pela apresentação dos originais junto à secretaria no ato da entrega ou em qualquer instituição federal (desde que haja identificação do servidor responsável – CARIMBO e SIAPE). Entenda-se por anexos do Curriculum cópias de respectivos certificados de mini-cursos, palestras, trabalhos publicados, etc. Os certificados e documentos emitidos exclusivamente em formato digital deverão possuir certificação digital ou link que permita atestar a sua autenticidade. Nesse período também deverá ser entregue uma có   pia de cada um dos documentos anexados na inscrição via SIGAA, conforme enumerados nos itens 2.1 a 2.9 deste Edital. As cópias destes documentos devem estar devidamente autenticadas;

2.12. O candidato poderá encaminhar os documentos constantes nos itens 2.1 a 2.9 por correio. O prazo para a chegada da documentação é o mesmo, sendo de inteira responsabilidade do candidato garantir que a documentação seja postada em tempo hábil para sua chegada dentro do período estipulado no Edital e caberá exclusivamente ao candidato a comprovação da chegada da documentação dentro do prazo estipulado no Edital. O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal não se responsabilizará por eventuais extravios ou atrasos na chegada da documentação, bem como por eventuais falhas na autenticação das cópias. A documentação encaminhada por correio deverá ser postada em envelope lacrado para o endereço: Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Castanhal – Av. dos Universitários S/N, Jaderlândia, Castanhal – PA. CEP: 68.746-360. No envelope deve constar, além da identificação do candidato: SELEÇÃO DO MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL 2018;

2.13. Não serão homologadas as inscrições do candidato (a) que não cumprir qualquer dos itens acima.

 

3. Etapas da seleção:

O processo de seleção será dividido em duas etapas e será realizado em Castanhal, no Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará, localizado no Campus Universitário de Castanhal, Campus II de Castanhal. Rodovia BR 316, Km 61 (acesso pela entrada do IFPA).

 

3.1. Primeira etapa - de caráter eliminatório e classificatório

3.1.1. Prova de Conhecimento Específico – no valor de 10 (dez) pontos, constará de 30 (trinta) questões específicas relacionadas à Área de desenvolvimento de pesquisa de opção do candidato. As questões serão objetivas e a Bibliografia sugerida consta no Anexo IV. Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota igual ou maior que 07 (sete) pontos.

3.1.2. O candidato terá três horas para concluir a prova de conhecimento específico.

3.1.3. Somente participarão da etapa II do processo de seleção os candidatos aprovados na etapa I.

3.2. Segunda etapa - de caráter classificatório

3.2.1. Análise do Curriculum vitae (serão seguidos os critérios especificados no ANEXO III deste Edital). A maior nota de curriculum em cada área de desenvolvimento de pesquisa será considerada 10, e os outros, dentro da mesma área terão notas proporcionais.

 

3.3. Da classificação final:

3.3.1 A classificação final dos candidatos que concorreram a vaga do mesmo docente será resultado da média aritmética das notas obtidas na primeira e segunda etapas deste Processo Seletivo, sendo atribuído o mesmo peso para as duas etapas.

 

4. Cronograma

Item

Evento

Data

Local

5.1

Inscrições

09 a 19/01/2018

SIGAA

5.2

Entrega dos currículos (itens 2.11 e 2.12)

15 a 19/01/2018

Castanhal

5.3

Homologação de inscrições

22/01/2018

Site PPGCAN/ SIGAA/ Mural Castanhal

5.3

Prazo para recurso da homologação de inscrições

23 a 24/01/2018

Castanhal

5.4

Resultado do recurso da homologação de inscrições

25/01/2018/2018

Site PPGCAN/ SIGAA/ Mural Castanhal

5.5

Prova escrita

06/02/2018

CONFORME ANEXO II

5.6

Resultado preliminar da prova escrita

07/02/2018

Site PPGCAN/ SIGAA / Mural Castanhal

5.7

Prazo para recurso da prova escrita

08 a 09/02/2018

Castanhal

5.8

Resultado do recurso da prova escrita

19/02/2018

Site PPGCAN/ SIGAA / Mural Castanhal

5.10

Realização da análise dos currículos

20 a 21/02/2018

Castanhal

5.11

Resultado da análise dos currículos

22/02/2018

Site PPGCAN/ SIGAA/ Mural Castanhal

5.12

Prazo para recurso da análise dos currículos

23 e 26/02/2018

Castanhal

5.13

Resultado do recurso da análise dos currículos

28/02/2018

Site PPGCAN/ SIGAA/ Mural Castanhal

5.14

Resultado final da seleção

28/02/2018

Site PPGCAN/ SIGAA/ Mural Castanhal

5.15

Matrícula dos aprovados

01 a 07/03/2018

SIGAA

 

5. Divulgação do Resultado Final

 

5.1. O Resultado Final será afixado no quadro de Avisos da Pós-Graduação em Ciência Animal no Instituto de Medicina Veterinária, Campus Universitário II – Castanhal - da Universidade Federal do Pará e na Página da Pós-Graduação em Ciência Animal (www.ppgcan.propesp.ufpa.br).

5.2. Matrícula dos aprovados no Curso: 01 a 07/03/2018. A matrícula dos aprovados na Seleção será realizada unicamente via SIGAA no endereço https://sigaa.ufpa.br/sigaa. Os alunos aprovados que apresentaram declaração de provável concluinte do Curso de Graduação durante o Processo Seletivo, deverão apresentar na secretaria, obrigatoriamente, no período de matrícula o Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão da Graduação.

5.3. Os candidatos que tiverem vínculo empregatício deverão apresentar no ato da matrícula, documento da empresa/instituição a qual possui vínculo de liberação integral das atividades por pelo menos 24 (vinte e quatro) meses para cursar o Mestrado.

 

5.3. Início das aulas: a ser disponibilizado no ato da matrícula.

 

6. Julgamento de Recursos

6.1 Os recursos sobre as etapas de avaliação do Processo Seletivo deverão ser devidamente protocolados na secretaria acadêmica do Instituto de Medicina Veterinária, das 08h:15h as 12h:00h, nos dias informados no Cronograma de Seleção, após a divulgação dos resultados parciais, e deverão detalhar os pontos considerados insatisfatórios, com comprovações. Na avaliação de recursos sobre o Currículo Lattes, não serão consideradas eventuais modificações de pontuação em razão de desatualização do Currículo, bem como não serão aceitas inclusões de documentação comprobatória, após o prazo final de entrega do currículo.

 

7. Disposições Gerais

7.1. O edital e seus anexos encontrar-se-ão disponíveis nos endereços www.propesp.ufpa.br e www.ppgcan.propesp.ufpa.br

7.2. O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal não se compromete a conceder bolsas de estudos aos candidatos selecionados, sendo as mesmas distribuídas conforme disponibilidade e normas definidas pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

7.3. Serão considerados desistentes os candidatos que não efetuarem a matrícula ou apresentarem documentação incompleta.

7.4. O candidato aprovado somente poderá efetuar a matricula com o orientador indicado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, não ocorrendo remanejamento de vagas.

7.5. O resultado com a relação nominal dos classificados, por etapa, no Processo Seletivo será publicado no site http:// www.ppgcan.propesp.ufpa.br.

7.6. Será de inteira responsabilidade do candidato a procura pelas informações referentes ao andamento do Processo Seletivo (provas, resultados da 1ª e 2ª fases, matrícula, etc.).

7.7. Os candidatos de nacionalidade brasileira e de países da língua portuguesa deverão comprovar proficiência em língua inglesa; os candidatos estrangeiros deverão comprovar proficiência nas línguas portuguesa e inglesa. Os candidatos que não comprovarem a proficiência nos idiomas acima referidos terão até 12 meses, a partir da matrícula para fazê-lo, sob pena de desligamento do curso. As informações sobre o exame de proficiência em língua inglesa do Instituto de Letras e Comunicação, Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará estão disponibilizadas no site http://www.ufpa.br/profile/.

7.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

7.9. A Comissão do Processo de Seleção de Mestrado do PPGCAN terá como função a coordenação do processo de seleção. A mesma será composta pelos docentes: André Guimarães Maciel e Silva, Luana Marta de Almeida Rufino, Felipe Nogueira Domingues e Grazielle F. E. Gomes.

 

Castanhal - PA, 07 de dezembro de 2017.

 

 

Prof. Dr. André Guimarães Maciel e Silva

Coordenador do PPGCAN

UFPA-EMBRAPA-UFRA

 

 

Prof. Dr. José de Brito Lourenço Júnior

Vice-Coordenador do PPGCAN


 

ANEXO I – DISPONIBILIDADE DE VAGAS POR LINHA E POR ÁREA DE PESQUISA – SELEÇÃO 2018

 

LINHA DE PESQUISA

ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA

DOCENTE

LOCAL DE ORIENTAÇÃO DO DOCENTE

VAGAS

DISPONÍVEIS

Ecologia Aquática e Aquicultura

 

Ecologia Aquática

Rauquírio M. da Costa

UFPA - Bragança – PA

01

Genética Aplicada a Pesca e Aquicultura

Grazielle Fernanda Evangelista Gomes

UFPA - Bragança – PA

02

Aquicultura

Rodrigo Yudi Fujomoto

UFPA - Castanhal – PA

01

Galileu Crovatto Veras

UFPA - Bragança - PA

UFMG - Belo Horizonte - MG

01

Carcinicultura

Cristiana Ramalho Maciel

UFPA - Bragança – PA

02

Nutrição Animal, Forragicultura e Gestão de Sistemas Pecuários

 

Nutrição de Ruminantes

Luana Marta de Almeida Rufino

UFPA - Castanhal – PA

02

André Guimarães Maciel e Silva

UFPA - Castanhal – PA

01

Cristian Faturi

UFRA - Belém – PA

01

Gestão de sistemas pecuários

José de Brito Lourenço Júnior

Belém – PA

02

Alexandre Rossetto Garcia

Embrapa - São Carlos – SP

01

Forragicultura

 

Wilton Ladeira da Silva

UFRA - Belém – PA

01

Aníbal Coutinho do Rego

UFRA - Belém – PA

01

Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal

 

Biotecnologias da Reprodução de Ruminantes

Alexandre Rossetto Garcia

Embrapa - São Carlos – SP

01

Otávio Mitio Ohashi

UFPA - Belém – PA

02

Bruno Moura Monteiro

UFRA – Paragominas - PA

01

Sanidade Animal

Sanidade Animal

Pedro Paulo Maia Teixeira

UFPA - Castanhal - PA

01

 


 

ANEXO II – LOCAIS DISPONÍVEIS PARA A PROVA ESCRITA – SELEÇÃO 2018

 

 

1)     UFPA – Castanhal - PA: Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará, localizado no Campus Universitário de Castanhal (Campus II), Rod. BR 316, Km 61 (Fundos), Bairro Saudade; ENTRADA PELA PORTARIA DO IFPA.

1)     UFRA – Belém – PA: Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Belém, Instituto da Saúde e Produção Animal, Sala 01 do Setor de Zootecnia Básica. Endereço do Campus: Av. Presidente Tancredo Neves, 2501, Bairro Montese, Belém-PA.

2)     UFPA – Bragança – PA: Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da Universidade Federal do Pará, localizado no Campus Universitário de Bragança (Campus I) – Laboratório BioData – Prédio do IECOS, Alameda Leandro Ribeiro, s/n Bairro: Aldeia.

3)     UNESP – Jaboticabal – SP.

 


 

ANEXO III – CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO – SELEÇÃO 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

I – FORMAÇÃO ACADÊMICA (MÁXIMO 1,5 pt.)

PONTUAÇÃO

PONTOS DO CANDIDATO

ORIENTAÇÕES

A – Títulos Acadêmicos (máximo 1,0 pt)

 

 

 

1. Doutorado

1,00

 

Será atribuído ao

2. Mestrado

0,90

 

Candidato apenas

3. Especialização (C.H. 360h)

0,80

 

o ponto da maior

4. Graduação

0,70

 

titulação

5. Aperfeiçoamento (C.H. 120h)

0,60

 

 

Sub-Total de A:

 

 

 

B – Cursos (máximo 0,5 pt)

 

 

 

1. Cursos de atualização (acima de 20 h)

0,20 por curso

 

Atribuir a soma das

2. Curso de extensão (até 20 h)

0,10 por curso

 

 atividades até

Sub-Total de B:

 

 

 0.5 pt.

C – Estágios, Bolsas de estudo (máximo 0,5 pt)

 

 

 

1. Pós-Graduação (mínimo de 1 semestre)

0,20 por bolsa

 

Atribuir a soma das

2. Bolsas em Projetos ou de Monitoria (mínimo de 1 sem.)

0,20 por bolsa

 

 atividades até

3. Estágio (mínimo de 1 semestre) – devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição Concedente.

0,10 por bolsa

 

 0.5 pt.

Sub-Total de C:

 

 

 

D- Estágios sem Bolsa (máximo 0,5 pt)

 

 

Atribuir a soma das

Estágio em Instituição de pesquisa, sem bolsa - devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição Concedente.

0,1 ponto/ 40 horas

 

 atividades até

Sub-Total de D:

 

 

 0.5 pt.

TOTAL (A + B + C + D) do I

 

0,0

Até 1,5 pt.

 

 

 

 

II – ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS (MÁXIMO 6,0 pt.)

PONTUAÇÃO

PONTOS DO CANDIDATO

ORIENTAÇÕES

A – Trabalhos Acadêmicos (máximo 1,0 pt)

 

 

 

1. Teses e Dissertações

0,50 por trabalho

 

Cumulativo até o

2. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

0,30 por trabalho

 

máximo de pontos

3. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

0,20 por trabalho

 

 permitidos

Sub-Total de A:

 

 

 

B – Trabalhos Publicados

 

 

 

1. Autoria de Livros Dentro da Área do Concurso

0,30 por trabalho

 

 

2. Organização de Livros Dentro da área do Concurso.

0,25 por trabalho

 

 

3. Artigos em Revistas Científicas Indexadas e com QUALIS na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, disponível em (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf)*

 

 

 

a. Artigo publicado em revistas indexadas, QUALIS A1  

1,00 pontos/artigo

 

 

b. Artigo publicado em revistas indexadas, QUALIS A2

0,85 ponto/artigo

 

 

c. Artigo publicado em revistas indexadas, QUALIS B1

0,70 ponto/artigo

 

 

d. Artigo publicado em revistas indexadas, QUALIS B2 ou que possuem classificação no JCR.

0,55 ponto/artigo

 

 

e. Artigo publicado em revistas indexadas, QUALIS B3

0,40 ponto/artigo

 

 

f. Artigo publicado em revistas indexadas, QUALIS B4

0,25 ponto/artigo

 

 

g. Artigo publicado em revistas indexadas, QUALIS B5

0,15 ponto/artigo

 

 

h. Artigo publicado em revistas indexadas, QUALIS C ou sem QUALIS na área de zootecnia e recursos pesqueiros.

0,10 ponto/artigo

 

 

4. Capítulo de Livro Dentro da Área do Concurso.

0,15 por trabalho

 

Cumulativo até o

 

 

 

 

5. Trabalhos completos em anais de congressos, seminários, etc

0,10 por trabalho

 

máximo de pontos

6. Tradução de textos

0,05 por trabalho

 

 permitidos

7. Resumos expandidos em anais de eventos internacionais

0,05 por trabalho

 

 

8. Resumos expandidos em anais de eventos nacionais

0,04 por trabalho

 

 

9. Resumos expandidos em anais de eventos regionais

0,03 por trabalho

 

 

10. Resumos expandidos em anais de eventos locais

0,02 por trabalho

 

 

11. Resumos simples em anais de eventos internacionais

0,04 por trabalho

 

 

12. Resumos simples em anais de eventos nacionais

0,03 por trabalho

 

 

13. Resumos simples em anais de eventos regionais

0,02 por trabalho

 

 

14. Resumos simples em anais de eventos locais

0,01 por trabalho

 

 

15. Produção de filmes, vídeos, audiovisuais e software

0,10 por trabalho

 

 

Sub-Total de B:

 

 

 

C – Outras Atividades Acadêmico-Científicas (máximo 0,8 pt)

 

 

 

1. Participação em atividades de pesquisa (devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição).

0,10

 

 

2. Participação em atividades de extensão (devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição)

0,10

 

Cumulativo até o

3. Exposição de painéis em eventos

0,20

 

máximo de pontos

4. Palestrante em eventos

0,30

 

 permitidos

5. Participação em eventos, s/ palestras ou exposição

0,05

 

 

Sub-Total de C:

 

 

 

TOTAL (A + B + C) do II

 

0

Até 6,0 pt.

 

 

 

 

III – EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (máximo de 1,5 pt)

PONTUAÇÃO

PONTOS DO CANDIDATO

ORIENTAÇÕES

A- Atividades em docência (máximo de 1,5 pt)

 

 

 

1. Docência em nível superior, devidamente comprovada por contrato e por registro no órgão responsável da Instituição (máximo de 5 anos)

0,30 por ano

 

Cumulativo até o

2. Docência no Ensino Fundamental e Médio, devidamente comprovada por contrato e por registro no órgão responsável da Instituição (máximo de 5 anos)

0,20 por ano

 

máximo de pontos

3. Outras atividades de docência (máximo de 5)

0,10 por atividade

 

 permitidos

Sub-Total de A:

 

 

 

B- Orientações (máximo de 0,6 pt)

 

 

 

1. Alunos de Especialização

0,30 por aluno

 

Cumulativo até o

2. Alunos de Graduação

0,20 por aluno

 

máximo de pontos

3. Outras orientações

0,10 por aluno

 

 permitidos

Sub-Total de B:

 

 

 

C- Cargo técnicos e administrativos (máximo de 0,9 pt)

 

 

 

1. Administração acadêmica (devidamente comprovada por portaria de nomeação ou documento equivalente).

0,30 por ano

 

Cumulativo até o máximo de pontos permitidos.

2. Cargos técnicos na área profissional (devidamente comprovado por contrato, portaria de nomeação ou documento que comprove o vínculo empregatício).

0,20 por cargo

 

Cumulativo até o máximo de pontos permitidos.

3. Consultoria técnica/acadêmica prestada (devidamente comprovado por contrato, portaria de nomeação ou documento que comprove o vínculo empregatício).

0,20 por consultoria

 

 

Sub-Total de C:

 

 

 

TOTAL (A + B + C) do III

 

 

Até 1,5 pt.

 

 

 

 

IV – OUTRAS ATIVIDADES (máximo de 1,0 pt)

PONTUAÇÃO

PONTOS DO CANDIDATO

ORIENTAÇÕES

1. Participação em comissões examinadoras

0,20

 

 

2. Aprovações em concursos públicos nível superior

0,20

 

 

3. Aprovações em concursos públicos nível médio

0,10

 

 

4. Monitoria acadêmica na área (devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição)

0,50

 

 

5. Cursos, seminários, palestras ministradas, etc...

0,10

 

 

6. Prêmios acadêmicos e científicos

0,20 por diploma

 

Cumulativo até o

7. Outros títulos

0,10 por titulação

 

máximo de pontos

8. Responsável por projetos em instituição que não a do candidato (devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição)

0,30

 

 permitidos

9. Participação em projetos em instituição que não a do candidato (devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição)

0,15

 

 

10. Responsável por projetos na instituição do candidato (devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição)

0,20

 

 

11. Participação em projetos na instituição do candidato (devidamente comprovado pelo órgão responsável da Instituição)

0,10

 

 

12. Outras atividades relevantes não previstas

0,20

 

 

Sub-Total de IV:

 

0

Até 1,0 pt.

 

 

 

 

Castanhal              de                                 de

NOTA FINAL:

 

Avaliador:

OBS: A nota final é o resultado da adição dos totais de cada item.

 


 

ANEXO IV – BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA ESCRITA – SELEÇÃO 2018

 

 

BIBLIOGRAFIA POR LINHA DE PESQUISA E POR ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA

 

1. LINHA DE PESQUISA: NUTRIÇÃO ANIMAL, FORRAGICULTURA E GESTÃO DE SISTEMAS PECUÁRIOS

 

1.1.ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA: NUTRIÇÃO DE RUMINANTES; FORRAGICULTURA

 

BERCHIELLI, T.T.; PIRES, A.V.P.; OLIVEIRA, S.G. Nutrição de Ruminantes. 2ª edição. Jaboticabal: FUNEP, 2011, 616p.

DETMANN, E.; PAULINO, M.F.; VALADARES FILHO, S.C.; BATISTA, E.D.; RUFINO, L.M.A. Aspectos nutricionais aplicados a bovinos em pastejo nos trópicos. In: SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE, 9., 2014 Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: DZO-UFV, 2014. p.239-267.

DETMANN, E.; SOUZA, M. A.; VALADARES FILHO, S.C.; QUEIROZ, A.C.; BERCHIELLI, T.T.; SALIBA, E.O.S.; CABRAL, L.S.; PINA, D.S.; LADEIRA, M.M.; AZEVEDO, J.A.G.(Eds.) Métodos para análise de alimentos. Visconde do Rio Branco: Suprema, 2012. 214p.

REIS, R.A.; BERNARDES, T. F.; SIQUEIRA, G.R.. Forragicultura: Ciência, Tecnologia e Gestão dos Recursos Forrageiros. 1. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2014. v. 2000. 714p .

VALADARES FILHO, S. C. ; COSTA E SILVA, L.F.; GIONBELLI, M.P.; ROTTA, P.P.; MARCONDES, M.I.; CHIZZOTTI, M.L.;PRADOS, L.F. Exigências Nutricionais de Zebuínos Puros e Cruzados – BRCORTE. 3ª edição. Viçosa, 2016. 327p.

 

1.2.ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA: GESTÃO DE SISTEMAS PECUÁRIOS

 

BARBOSA, F.A., SOARES-FILHO, B.S., MERRY, F.D., AZEVEDO, H.O., COSTA, W.L.S., COE, M.T., BATISTA, E.L.S., MACIEL, T.G., SHEEPERS, L.C., OLIVEIRA, A.R., RODRIGUES, H.O. Cenários para a pecuária de corte amazônica. Belo Horizonte: UFMG, 2015. 146p.

Disponível em: http://csr.ufmg.br/pecuaria/wp-content/uploads/2015/07/relatorio_cenarios_para_pecuaria_corte_amazonica.pdf

DANTAS, V.V., OAIGEN, R.P., SANTOS, M.A.S., GODOY, B.S., SILVA, F., CORRÊA, R.P., DOMINGUES, F.N., MARQUES, C.S.S. Characteristics of cattle breeders and dairy production in the southeastern and northeastern mesoregions of Pará state, Brazil. Semina-Ciências Agrárias, v.37, p.1.475-1.488, 2016.

Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/18480

HOMMA, A.K.O. A Terceira Natureza da Amazônia. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, v.38, n.132, p.27-42, 2017.

Disponível em: http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/902

LOPES, M.A., DEMEU, A.A., RIBEIRO, A.D.B, ROCHA, C.M.B.M., BRUHN, F.R.R., RETES, P.L. Dificuldades encontradas pelos pecuaristas na implantação da rastreabilidade bovina. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.64, n.6, p. 1.621-1.628, 2012.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-09352012000600031&script=sci_abstract&tlng=pt

 

LOURENÇO JÚNIOR, J.B., REBELLO, F.K., SANTOS, M.A.S. Cadeia produtiva do leite no estado do Pará: visões e estratégias. In: LOURENÇO JÚNIOR, J.B., SANTOS, M.A.S (Org.). Qualileite: qualidade e tecnologia na cadeia produtiva do leite no estado do Pará. 1ed. Belém: Marques Editora, 2015, v.1, p.309-324.

MARQUES, C.S.S., OAIGEN, R.P., MORAES, C.M., SANTOS, M.A.S.; BEZERRA, I.A. Perfil dos consumidores de carne de búfalo em Belém, Pará, Brasil. Acta Veterinária Brasílica, v.9, p.126-133, 2015. Disponível em: http://revistas.bvs-vet.org.br/avb/article/view/29190

MARQUES, C.S., OAIGEN, R.P., MORAES, C.M., SANTOS, M.A.S., LOURENÇO JÚNIOR, J.B., ABEL, I. Segmentation of the buffalo meat consumer market in Belém, Pará, Brazil. Revista Brasileira de Zootecnia, v.45, n.6, p.336-344, 2016.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982016000600336

OLIVEIRA, C.M., MATTOS, C.A.C., SANTANA, A.C. Aspectos produtivos e socioeconômicos do arranjo produtivo local bovino e bubalino no arquipélago do Marajó, estado do Pará. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v.9, p.25-45, 2016.

Disponível em: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/3440

QUINZEIRO NETO, T., LOURENÇO JÚNIOR, J.B., GARCIA, A.R., SANTOS, J.C., SANTOS, M.A.S., NERES, L.S. A bubalinocultura em áreas de reserva extrativista na Amazônia: o caso da Resex Verde para Sempre, Porto de Moz, estado do Pará. Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, v.9, p.115-136, 2014.

Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1030031/a-bubalinocultura-em-areas-de-reserva-extrativista-na-amazonia-o-caso-da-resex-verde-para-sempre-porto-de-moz-estado-do-para

RIVERO, S., ALMEIDA, O., AVILA, S., OLIVEIRA, W. Pecuária e desmatamento: uma análise das principais causas diretas do desmatamento na Amazônia. Nova Economia, v.19, n.1, p.41-66, 2009.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512009000100003

SANTOS, A.V.C.; SANTOS, M.A.S.; REBELLO, F.K.; OLIVEIRA, C.M. A política de crédito rural e o financiamento da pecuária leiteira no estado do Pará. Nucleus, v.10, n.2, p.95-102, 2013.

Disponível em: http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/925

SANTOS, M.A.S., COSTA, A.D., REBELLO, F.K., SILVA, J.S. Comportamento dos preços recebidos pelos produtores de leite no estado do Pará. In: LOURENÇO JÚNIOR, J.B., SANTOS, M.A.S (Org.). Qualileite: qualidade e tecnologia na cadeia produtiva do leite no estado do Pará. 1ed. Belém: Marques Editora, 2015, v.1, p.295-308.

SANTOS, M.A.S., LOURENÇO JUNIOR, J.B., SANTANA, A.C., HOMMA, A.K.O., ANDRADE, S.J.T., SILVA, A.G.M. Caracterização do nível tecnológico da pecuária bovina na Amazônia Brasileira. Revista de Ciências Agrárias, Belém, v.60, p.103-111, 2017.

Disponível em: https://periodicos.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2693

SANTOS, M.A.S.; SOARES, B.C.; DOMINGUES, F.N.; LOURENÇO JÚNIOR, J.B.; SANTANA, A.C. Avaliação do nível tecnológico da pecuária leiteira no estado do Pará. Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, v.9, n.18, p.79-96, 2014.

Disponível em: http://bancoamazonia.com.br/index.php/revista-amazonia-ciencia/edicoes-anteriores

VALENTIN, J.F., ANDRADE, C.M.S. Tendências e perspectivas da pecuária bovina na Amazônia Brasileira. Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, v.4, n.8, p.9-32, 2009.

Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/659062/tendencias-e-perspectivas-da-pecuaria-bovina-na-amazonia-brasileira

 

2.      LINHA DE PESQUISA: REPRODUÇÃO, MELHORAMENTO E CONSERVAÇÃO ANIMAL

 

2.1.ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA: BIOTECNOLOGIAS DA REPRODUÇÃO

 

REPRODUÇÃO ANIMAL – 7A EDIÇÃO. E.S.E. HAFEZ E B. HAFEZ. Capítulos: 1, 2, 4, 5, 7.

BIOTÉCNICAS APLICADAS À REPRODUÇÃO ANIMAL, 2ª EDIÇÃO. GONÇALVES, PAULO BAYARD DIAS, FIGUEIREDO JOSÉ RICARDO DE, E FREITAS, VICENTE JOSÉ. Capítulos: 4, 6, 9, 12, 14, 16, 18

 

3.      LINHA DE PESQUISA: ECOLOGIA AQUÁTICA E AQUICULTURA

 

3.1.ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA: ECOLOGIA AQUÁTICA; AQUICULTURA; GENÉTICA APLICADA A PESCA E AQUICULTURA; CARCINICULTURA

 

ARANA, L.A.V. Princípios químicos da qualidade da água em aquicultura: uma revisão para peixes e camarões. Florianópolis: Ed. UFSC, 1997. 166p.

 

BALDISSEROTTO, B.; CYRINO, J. E. P.; URBINATI, E. C. Biologia e fisiologia de peixes neotropicais de água doce. 1a Ed. Editora Funep – SP, 2014. Capítulos: 5 - Estresse e Sistemas Imune em Peixes; 10- Respiração e Adaptações Respiratórias; 11- Nutrição e Aspectos Funcionais da Digestão de Peixes; 12- Regulação Osmótica e lônica; 13- Reprodução e Embriogênese; 14- Gametogênese e o Eixo Hipotálamo-Hipófise-Gônadas.

 

BOYD, C. Manejo do solo e da qualidade da água em viveiro para aqüicultura. Campinas: ASA, 1997.55p.

 

PEREIRA, R. C. & SOARES-GOMES, A. (2009). Biologia Marinha. 2 Ed. Editora Interciência, Engenho Novo, RJ, 632p. Capítulos: 6 - Plâncton marinho; 10 - Produção primária marinha.

 

RIDLEY, M. Evolução. Artmed Editora. Porto Alegre, RS. 2006. 752p. Capítulos: 2 – Genética Molecular e Mendeliana; 13 – Conceitos de Espécie e Variação Intraespecífica; 14 – Especiação.

 

WATSON, J. D.; MYERS, R. M.; CAUDY, A. A. & WITKOWSKI, J. A. 2009. DNA Recombinante, Genes e Genomas. 3ª Edição. Artmed Editora. Porto Alegre. 474p. Capítulos: 4 – Técnicas básicas do DNA para Proteína; 5 – Características fundamentais dos genes eucarióticos; 6 – Uma nova caixa de ferramentas para o DNA recombinante.

 

4.      LINHA DE PESQUISA: SANIDADE ANIMAL

 

4.1.ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA: SANIDADE ANIMAL

 

Grunert, Eberhard, Eduardo Harry Birgel, and William G. Vale. Patologia e clínica da reprodução dos animais mamíferos domésticos: ginecologia. Varela, 2005.

 

Dirksen, G., Gründer, H.D., Stöber, M., 1993.  Rosemberger: Clinical Examination of Cattle. Third Edition. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.

Riet-Correa F., Shild A.L., Lemos A.A. & Borges J.R. Doenças de Ruminantes e Equídeos, Editora Pallotti, Santa Maria.

FERREIRA, A.W.; MORAES, S.L. Diagnóstico Laboratorial Das Principais Doenças Infecciosas e Autoimunes. 3ª edição. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

QUINN, P,J.; MARKEY, B.K.; CARTER, M.E.; DONELLI, W.J.;LEONARD, F.C. Microbiologia Veterinária e Doenças Infecciosas. 1ª ed., São Paulo: Editora Atheneu, 2005, 521p.

 

LAGE, Andrey P. et al. Programa nacional de controle e erradicação da brucelose e da tuberculose animal (PNCEBT). Manual Técnico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brasília, 2006.