Área de Concentração

Produção Animal: Melhoria dos processos produtivos das diversas espécies domésticas e silvestres criadas em cativeiro na região Amazônica

 

Linhas de Pesquisa:

Ecologia Aquática e Aquicultura:

Manejo, ecologia e aquicultura dos ecossistemas e recursos aquáticos amazônicos. O enfoque é amplo e com interfaces entre a ciência básica e aplicada.

 

Nutrição Animal, Forragicultura e Gestão de Sistemas Pecuários:

Avaliação de alimentos para alimentação animal. Estudo de fontes alternativas de alimentos para animais domésticos e silvestres de produção. Estudo de técnicas de avaliação de alimentos para alimentação animal. Estudo de exigências nutricionais de animais domésticos e silvestres de produção. Desenvolvimento de estudos em pastos cultivados com forrageiras de clima tropical manejados sob lotação contínua ou rotacionada, buscando-se avaliar as seguintes variáveis: Características estruturais do relvado; Composição química das plantas; Comportamento ingestivo de animais em pastejo; Ganho de peso individual; Ganho por área; Taxa de lotação e Análise econômica. Desenvolvimento de estudos com estratégias de suplementação de bovinos/bubalinos criados em pastejo. Desenvolvimento de estudos com cana-de-açúcar como alimento para bovinos/bubalinos buscando-se avaliar as seguintes variáveis: Valor nutritivo, Metabolismo animal; Comportamento ingestivo e Análise econômica.

 

Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal:

Fisiologia e fisiopatologia da reprodução, andrologia, ginecologia e obstetrícia. Desenvolvimento de biotécnicas de reprodução de animais domésticos e silvestres, visando a eficiência reprodutiva e a conservação de recursos genéticos de animais domésticos e silvestres de produção. Desenvolvimento e adaptação de metodologias e programas de avaliação genética. Conhecimento da população do ponto de vista genético. Estimação de parâmetros básicos para trabalhos de melhoramento e conservação de recursos genéticos animais.

 

Sanidade Animal:

Pesquisar métodos de diagnóstico e realizar estudos epidemiológicos sobre as diferentes doenças infecciosas e parasitárias que acometem os animais domésticos e silvestres, buscando implementar medidas de controle e profilaxia. Estudar a epidemiologia, o quadro clinicopatológico, a patogenia e as medidas de controle das enfermidades tóxicas, carenciais e metabólicas dos animais domésticos e silvestres