EMBRAPA Amazônia Oriental

RETIFFICAÇÃO DO ANEXO IV – LINHA DE PESQUISA: ECOLOGIA AQUÁTICA E AQUICULTURA

ANEXO IV – BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA ESCRITA – SELEÇÃO 2017

·          Ecologia Aquática e Aquicultura

ARANA, L.A.V. Princípios químicos da qualidade da água em aquicultura: uma revisão para peixes e camarões. Florianópolis: Ed. UFSC, 1997. 166p.

BALDISSEROTTO, B. Fisiologia de peixes aplicada a piscicultura. 2° Ed. Editora Santa Maria - RS, 2009, 349p. Capítulo: 2 – Digestão; 6 - Endocrinologia.

BALDISSEROTTO, B.; CYRINO, J. E. P.; URBINATI, E. C. Biologia e fisiologia de peixes neotropicais de água doce. 1a Ed. Editora Funep – SP, 2014. Capítulos: 5 - Estresse e Sistemas Imune em Peixes; 10- Respiração e Adaptações Respiratórias; 11- Nutrição e Aspectos Funcionais da Digestão de Peixes; 12- Regulação Osmótica e lônica; 13- Reprodução e Embriogênese; 14- Gametogênese e o Eixo Hipotálamo-Hipófise-Gônadas.

BARTHEM, R.B. & FABRÉ, N.N. 2003. Biologia e diversidade dos recursos pesqueiros da Amazônia. In: Ruffino, M.L. (ed.). A Pesca e os Recursos Pesqueiros na Amazônia Brasileira. ProVárzea - IBAMA. Manaus, AM. p: 11-55.

BOYD, C. Manejo do solo e da qualidade da água em viveiro para aqüicultura. Campinas: ASA, 1997.55p.

FERREIRA, M.E.; GRATTAPAGLIA, D. Introduccion al uso de marcadores moleculares em el analisis genetico. 1. ed. Brasília: Embrapa. 1998. 221 p. Capítulos: 1 – Introdução; 2 – Isoenzimas; 3 – RFLP; 5 – Marcadores baseados em PCR; 6 – RAPD; 7 – Marcadores baseados em PCR de sequência específica; 8 - Marcadores baseados na amplificação de microssatélites; 9 - AFLP

PEREIRA, R.C. & SOARES-GOMES, A. (2002). Biologia Marinha. Editora Interciência, Engenho Novo, RJ, 382p. Capítulo: 6 - Plâncton marinho; 10 - Produção primária marinha.

RIDLEY, M. Evolução. Artmed Editora. Porto Alegre, RS. 2006. 752p. Capítulos: 2 – Genética Molecular e Mendeliana; 9 – Genética Quantitativa; 13 – Conceitos de Espécie e Variação Intraespecífica; 14 – Especiação; 15 – A Reconstituição da Filogenia; 16 – Classificação e Evolução.

SOUZA, R.A.L. ; IGARASHI, M.A. ; PENAFORT, JEFFERSON MURICI. Práticas Elementares na Aquicultura Marinha. 1. ed. Belém: SDI / UFRA, 2005. v. 1000. 158p.

SOUZA, R.A.L. Piscicultura Sustentável na Amazônia: Perguntas e Respostas. 1. ed. Belém: Mendes Publicidade, 2004. v. 1. 158p .

WATSON, J. D.; MYERS, R. M.; CAUDY, A. A. & WITKOWSKI, J. A. 2009. DNA Recombinante, Genes e Genomas. 3ª Edição. Artmed Editora. Porto Alegre. 474p. Capítulos: 4 – Técnicas básicas do DNA para Proteína; 5 – Características fundamentais dos genes eucarióticos; 6 – Uma nova caixa de ferramentas para o DNA recombinante; 10 – Fundamentos do sequenciamento de genomas completos.