O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Pará se caracteriza por apresentar um conjunto de disciplinas que repassam aos alunos um embasamento teórico e prático, capacitando os mesmos a aplicarem os conhecimentos adquiridos no avanço regional da produção animal. Direcionando as linhas de pesquisa do curso à nutrição, biotecnologia, pastagens, conservação de recursos genéticos, reprodução, sanidade animal, bovinocultura, bubalinocultura, animais silvestres, ecologia aquática e aquicultura. Dentro deste contexto, o objetivo do Programa é qualificar profissionais envolvidos com a produção animal, especialmente médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, oceanógrafos, biólogos e áreas afins, visando atender a demanda de docentes e/ou pesquisadores das universidades, instituições municipais, estaduais, federais e incitativa privada que estejam conscientes da necessidade do desenvolvimento de métodos racionais de produção, considerando as características ambientais da Amazônia.
O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal foi estruturado de forma abrangente e multidisciplinar, o que permite reunir profissionais (docentes e discentes) de diferentes instituições, tais como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (ISDM), que possuem como objetivos comuns a produção animal e o desenvolvimento sustentável das comunidades humanas Amazônicas. Na última avaliação trienal da CAPES, relativo ao período de 2007-2009, o Programa manteve conceito quatro. Isso foi resultado do empenho de Docentes e Discentes, e do amadurecimento científico do Programa ao longo dos últimos anos. O Programa iniciou o nível de Mestrado em 1999 junto à CAPES/MEC, tendo aprovação de sua proposta de Doutorado junto à agência em 2008, com início da primeira turma em 2009, o que certamente contribuirá à formação de massa crítica regional.

  • Vice-Coordenador: prof. José de Brito Lourenço Junior.
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Secretaria
    Secretário: 
     José Ribamar Chaves Ferreira - Fone 0XX91-3311-4702
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Protocolo Solicitação e recebimento de documentos diversos e prestação de informações. Funcionamento 08-12h.  Protocolo online aqui